SAÚDE
Idosa espera 4 horas em maca por internamento no Hospital Unimed em Maceió
Segundo familiares, problema acontece porque a Unimed descredenciou outros hospitaisFamiliares de uma paciente de 89 anos denunciam que a idosa esperou por horas em uma maca no Hospital Unimed, em Maceió, aguardando um leito para internamento. Ao EXTRA, os parentes informaram que a paciente deu entrada nesta terça-feira, 3, por volta das 13h45 até as 18h não tinha sido atendida.
A idosa foi atendida na emergência e um neurologista avaliou que ela deve deve ser internada, mas não há leitos disponíveis. Por causa do longo tempo de espera, os familiares da paciente resolveram levá-la de volta para casa.
"A gente teve que trazer ela para casa porque não conseguiu um leito, nem tem enfermaria, menos ainda apartamento. Então, a minha irmã teve que assinar um termo de responsabilidade porque não tinha condição de deixar a minha mãe de 89 anos numa maca", lamentou uma das filhas da paciente.
Segundo os familiares da idosa, o problema acontece porque a operadora descredenciou outros hospitais, mas não tem como atender a demanda em um único hospital. "É um absurdo isso. A Unimed descredenciou os hospitais e não está atendendo a demanda, porque é muita gente doente. Não podemos ir para outro lugar, mas a Unimed também não tem condição de atender", afirmou uma das filhas da idosa.
Em setembro, o Hospital Arthur Ramos, na Gruta de Lourdes, foi um dos que se descredenciou da rede de serviços da Unimed em Maceió. O rompimento da parceria, que já durava 40 anos, aconteceu quando o hospital decidiu rescindir o contrato de prestação de serviços com a Unimed, decisão, segundo a operadora, tomada de forma unilateral.
Em nota oficial, a Unimed Maceió dá suas versão para o caso:
A Unimed Maceió esclarece que o atendimento à paciente de 89 anos seguiu todos os protocolos de urgência e emergência estabelecidos para situações de risco, de acordo com seu quadro clínico. A paciente foi classificada como "Laranja" no Protocolo de Classificação de Risco Manchester, indicando um quadro urgente, porém sem risco iminente de vida.
A equipe médica iniciou o atendimento imediato, com acompanhamento contínuo e, ao longo do atendimento, as informações sobre exames e evolução clínica foram mantidas com a paciente e seus acompanhantes. Durante esse período, a equipe da Unimed tramitou internamente o processo de internação para garantir a continuidade do cuidado. Entretanto, posteriormente, a pedido da própria paciente, foi registrado o termo de alta, mesmo sendo informada pela assistente social da Cooperativa sobre a necessidade e importância da internação.
A Unimed Maceió reitera que sua estrutura e os procedimentos adotados estão em conformidade com as exigências dos órgãos reguladores e sempre em processo de aprimoramento contínuo, com o objetivo de oferecer um atendimento seguro e com qualidade a seus beneficiários.